CENTRO DE ESTUDOS E MONITORAMENTO AMBIENTAL

Os membros do CEMAM possuem larga experiência em planejamento, gestão, coordenação e procedimentos técnico-operacionais de campo, advinda dos últimos 20 anos.
Com o intuito de ampliar as ações e resultados em prol da conservação ambiental, em outubro de 2014 foi constituída oficialmente a organização não governamental, sem fins lucrativos, denominada Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM).
A missão do CEMAM é desenvolver atividades que ampliem conhecimento técnico e científico sobre biodiversidade e conservação ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.
O CEMAM tem como objetivo realizar atividades de pesquisa, monitoramento e conservação do meio ambiente em ecossistemas marinhos, costeiros e terrestres associados. As atividades incluem o manejo de fauna e flora no território brasileiro, especialmente em relação a mamíferos aquáticos, tartarugas marinhas, aves e peixes.
Atualmente o CEMAM desenvolve acordos de Cooperação Técnica (ACT’s), com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo (IPRAM-ES). As parcerias estabelecidas tem o propósito de realizar intercâmbio didático e científico, assim como contribuir no atendimento a possíveis casos de fauna marinha debilitada.
Os membros do CEMAM atuam desde 1998 em toda área de abrangência do Projeto Cetáceos da Costa Branca, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e educação ambiental focados na interação da pesca e outras atividades humanas com fauna marinha. Essa atuação possibilitou a estruturação da rede de colaboradores junto aos moradores das comunidades litorâneas para o fornecimento de dados, informações e atendimento de animais marinhos vivos e mortos nas praias.
.png)