Projeto Cetáceos da Costa Branca - UERN. Desde 1998. Todos os direitos reservados.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Google+ - Círculo Branco

RIO GRANDE

DO NORTE

 NOSSA ÁREA DE ATUAÇÃO

  O projeto atua hoje em toda a costa do Rio Grande do Norte (RN). O RN teve seu nome em referência ao Rio Potengi,.que tem sua nascente no município de Cerro Corá e sua foz em Natal. O estado se situa na "esquina" do Nordeste brasileiro, sendo limitado pela Paraíba e Ceará.  Sua área territorial é de 52.811.107km², sendo um dos menores estados do país.  O RN possui 167 municípios e tem Natal como a sua capital,  tendo também uma população estimada de 3.478.010 pessoas (IBGE, 2018). 

 

  O RN é limitado também pelo Oceano Atlântico, possuindo 410km de costa (SETUR, 2018). Sua zona sedimentar costeira é constituída predominantemente por praias arenosas (72%) e falésias ativas  (26%) (VITAL, 2006).

    A costa do RN é geralmente subdivida em dois setores, de acordo com a localização geográfica e direção preferencial da linha da costa: O LITORAL ORIENTAL, de direção Norte-Sul, e o LITORAL SETENTRIONAL, de direção Este-Oeste. O Litoral Oriental é limitado ao sul pela praia de Sagi (município de Baía Formosa) e ao norte pelo Cabo Calcanhar (município de Touros), tendo 166 km de extensão (41% do litoral do RN); o Litoral Setentrional é limitado a este pelo Cabo Calcanhar (município de Touros) e a oeste pela praia de Tibau (município de Tibau), apresentando 244 km de extensão (59% do litoral do RN). Os setores apresentam também certas diferenças climáticas e tectônicas, que por sua vez influenciam  o regime de direção de ventos e padrão de circulação oceânica, o que justifica essa separação (VITAL, 2006). Dessa forma, o projeto adota também a mesma terminologia, atuando e realizando monitoramento de praia tanto no litoral Oriental quanto no Setentrional.

   

Oceano Atlântico

Rio Grande do Norte

52.811.107 km²

Ceará

Oceano Atlântico

N

Natal

Paraíba

Localização geográfica do estado do Rio Grande do Norte em relação aos estados circunvizinhos e linha de costa.

Rio Grande do Norte

Litoral Oriental

166 km

Tibau

Sagi

Touros

Litoral Setentrional

244 km

Subdivisão da costa do RN em dois setores, o Litoral Setentrional, de direção Este-Oeste, e o Litoral Oriental, de direção Norte-Sul.

   O Estado do Rio Grande do Norte também contém várias Unidades de Coservação (UCs)UCs são espaços territoriais com características naturais relevantes e limites definidos, instituídos pelo poder público para garantir a proteção e conservação dos seus recursos naturais. As UCs podem ser de Proteção Integral (atividades humanas além da pesquisa não são permitidas), ou de Uso Sustentável (permite atividade humana de forma controlada). 

   O RN possui atualmente 238 mil hectares de UCs (4,5% do seu território). Estas unidades estão localizadas, em sua maior parte, ao longo do litoral potiguar, sendo 2,58% no ecossistema marinho, 1,08% no ecossistema costeiro, 0,8% em ecossistema de mata atlântica e o restante na caatinga (RIO GRANDE DO NORTE, 2017). 

   Destas, se destaca Atol das Rocas, uma reserva biológica marinha (proteção ambiental integral) de importantes serviços ecossistêmicos, considerada como patrimônio da humanidade pela UNESCO (IBGE, 2018).

REFERÊNCIAS:
VITAL, Helenice et al. Rio Grande do Norte. Erosão e progradação do litoral brasileiro. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, v. 1, 2006. p. 155-172.
RIO GRANDE DO NORTE. Secom. Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (idema). Unidades Estaduais de Conservação Ambiental do RN. 2017. Disponível em: <http://www.idema.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=334&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=MAT%C3%89RIA>. Acesso em: 26 jan. 2019.