
RIO GRANDE
DO NORTE
NOSSA ÁREA DE ATUAÇÃO
O projeto atua hoje em toda a costa do Rio Grande do Norte (RN). O RN teve seu nome em referência ao Rio Potengi,.que tem sua nascente no município de Cerro Corá e sua foz em Natal. O estado se situa na "esquina" do Nordeste brasileiro, sendo limitado pela Paraíba e Ceará. Sua área territorial é de 52.811.107km², sendo um dos menores estados do país. O RN possui 167 municípios e tem Natal como a sua capital, tendo também uma população estimada de 3.478.010 pessoas (IBGE, 2018).
O RN é limitado também pelo Oceano Atlântico, possuindo 410km de costa (SETUR, 2018). Sua zona sedimentar costeira é constituída predominantemente por praias arenosas (72%) e falésias ativas (26%) (VITAL, 2006).
A costa do RN é geralmente subdivida em dois setores, de acordo com a localização geográfica e direção preferencial da linha da costa: O LITORAL ORIENTAL, de direção Norte-Sul, e o LITORAL SETENTRIONAL, de direção Este-Oeste. O Litoral Oriental é limitado ao sul pela praia de Sagi (município de Baía Formosa) e ao norte pelo Cabo Calcanhar (município de Touros), tendo 166 km de extensão (41% do litoral do RN); o Litoral Setentrional é limitado a este pelo Cabo Calcanhar (município de Touros) e a oeste pela praia de Tibau (município de Tibau), apresentando 244 km de extensão (59% do litoral do RN). Os setores apresentam também certas diferenças climáticas e tectônicas, que por sua vez influenciam o regime de direção de ventos e padrão de circulação oceânica, o que justifica essa separação (VITAL, 2006). Dessa forma, o projeto adota também a mesma terminologia, atuando e realizando monitoramento de praia tanto no litoral Oriental quanto no Setentrional.


Oceano Atlântico
Rio Grande do Norte
52.811.107 km²
Ceará
Oceano Atlântico
N
Natal
Paraíba
Localização geográfica do estado do Rio Grande do Norte em relação aos estados circunvizinhos e linha de costa.

Rio Grande do Norte
Litoral Oriental
166 km
Tibau
Sagi
Touros
Litoral Setentrional
244 km
Subdivisão da costa do RN em dois setores, o Litoral Setentrional, de direção Este-Oeste, e o Litoral Oriental, de direção Norte-Sul.
O Estado do Rio Grande do Norte também contém várias Unidades de Coservação (UCs). UCs são espaços territoriais com características naturais relevantes e limites definidos, instituídos pelo poder público para garantir a proteção e conservação dos seus recursos naturais. As UCs podem ser de Proteção Integral (atividades humanas além da pesquisa não são permitidas), ou de Uso Sustentável (permite atividade humana de forma controlada).
O RN possui atualmente 238 mil hectares de UCs (4,5% do seu território). Estas unidades estão localizadas, em sua maior parte, ao longo do litoral potiguar, sendo 2,58% no ecossistema marinho, 1,08% no ecossistema costeiro, 0,8% em ecossistema de mata atlântica e o restante na caatinga (RIO GRANDE DO NORTE, 2017).
Destas, se destaca o Atol das Rocas, uma reserva biológica marinha (proteção ambiental integral) de importantes serviços ecossistêmicos, considerada como patrimônio da humanidade pela UNESCO (IBGE, 2018).
REFERÊNCIAS:
VITAL, Helenice et al. Rio Grande do Norte. Erosão e progradação do litoral brasileiro. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, v. 1, 2006. p. 155-172.
RIO GRANDE DO NORTE. Secom. Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (idema). Unidades Estaduais de Conservação Ambiental do RN. 2017. Disponível em: <http://www.idema.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=334&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=MAT%C3%89RIA>. Acesso em: 26 jan. 2019.